terça-feira, 12 de janeiro de 2010

JOSUÉ LIRA

Josué Barbosa Lira, nascido no dia 16 de janeiro de mil novecentos e trinta e três, na cidade de Condeuba, Estado da Bahia, filho de Josias Barbosa Lira e Teodomira Pereira de Jesus, casado com a Senhora Maria José Cezário de Andrade Lira.
Josué Barbosa Lira chegou em São Paulo com 16 anos de idade. Começou a trabalhar e estudar, fazendo o Curso de Química. Depois de formado não exerceu a profissão por ter descoberto seu talento para música. Resolveu cantar em boates, clubes noturnos e etc.

Mas alguém falou de Jesus e lhe presenteou com uma Bíblia. Através deste maravilhoso presente, é que conheceu Jesus e através da palavra resolveu aceitá-Lo como seu único e verdadeiro salvador, deixando os cânticos das músicas populares e entoando somente Hinos de Louvores a DEUS, cantando nas igrejas evangélicas de todas e quaisquer denominações, onde foi bem recebido por todos os irmãos em Cristo.

Josué Barbosa Lira, a cada dia se sentia mais grato a DEUS pelos benefícios recebidos, restando apenas agradecer as bênçãos recebidas que recebeu em 1961 quando gravou o primeiro Disco Evangélico, ainda em 78 rotações, e quando lançou o compacto, gravou 17 compactos. Desta forma chegou ao recorde de gravações, com 9 LPs, por ano, nas gravadoras Louvores do Coração, Doce Harmonia, Califórnia, cartaz Discos, Copacabana, Recanto dos Evangélicos, Novo Horizonte e muitas outras, atualmente tem vários CDs.

Dizia ser um cantor feliz, por cantar louvores a DEUS, talvez seja quem mais tenha gravado discos no Brasil, quiçá no mundo, chegando a impressionante marca de 2738 músicas gravadas em disco, 136 LPs gravados mais 6 CDs.

O que lhe proporcionou muitas viagens pelo Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste e a oportunidade de conhecer 8 (oito) países: Portugal, Itália, Espanha, Chile, Equador, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Não satisfeito em março de 1989 fundou a Entidade Religiosa Filantrópica, denominada CRUZADA UNIVERSAL DE EVANGELISMO E LOUVORES A DEUS, com o nome fantasia de CRUZUELD, entidade que vem prestando serviços assistenciais a mais de 300 famílias carentes, inclusive crianças e adolescentes. Também realiza “O NATAL DAS CRIANÇAS CARENTES” com a participação superior a 300 crianças, que recebem brinquedos roupas e, o mais importante, amor, carinho e fraternidade.

ELE MORREU ESQUECIDO PELOS LIDERES EVANGÉLICOS. ELE LANÇOU A HISTÓIRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO SEU CENTÉSIMO LP, ONDE MENCIONAVA OS NOMES DOS PRESIDENTES DE CONVENÇÕES DAS ADS E TUDO ISSO CANTADO. A MUSICA CRISTÃ DEVE MUITO A JOSUE B. LIRA.

Seu falecimento foi no ano de 2001.

8 comentários:

  1. LINDO COMENTÁRIO, MAS COMO ELE GRAVOU MAIS DE 2000 HINOS EM 136 LPS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://documentacao.camara.sp.gov.br/iah/fulltext/justificativa/JPL0673-2005.pdf

      Excluir
  2. Porque naquela época existia o 78 rotações, no qual não foi relatado acima

    ResponderExcluir
  3. Quando comecei a pesquisar sobre ele quase nada encontrei.Leia este texto para esclarecimentos:
    http://inforum.insite.com.br/38037/3711715.html
    esta foi a postagem mais completa e antiga que encontrei na ocasião.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente grandes cantores e compositores sacros foram esquecidos pelos líderes religiosos, que abraçaram músicos sem compromisso com a fé. Assim, os Josué Barbosa Lira e outros que cantaram o amor de Deus e a História da Fé foram lançados no ostracismo.
    Uma pena

    ResponderExcluir
  5. Importantíssimo pro evangelho. Felizmente a promessa de galardão não é pra aqui e certamente o terá.

    ResponderExcluir
  6. Tive a felicidade de comercializar alguns de seus discos, ainda hoje sinto saudade era a verdadeira musica evangélica, gostaria muito de encontrar seus disco alguém pode me ajudar?

    edvaldopereira123@bol.com.br
    fico grato.

    ResponderExcluir
  7. Josué Barbosa Lira foi mesmo um grande homem de DEUS e muito contribuiu no meio evanjélico.

    ResponderExcluir

CLIP CAPAS