O MERCADO FONOGRÁFICO GOSPEL II



Nos dias de hoje, existem milhares de evangélicos no Brasil. Esse grande número de evangélicos são os responsáveis pela compra de milhões de CDs e DVDs gospel que são produzidos pelas gravadoras evangélicas todos os anos. Os produtos vendidos têm uma qualidade de som e imagem muito boa, podendo ser comparados com gravações de grandes bandas do meio secular. Contudo, grande parte das gravações, comercializadas no país, deixa a desejar em relação aos ensinamentos bíblicos. Esses estão vendendo muitas cópias e influenciando diversos ministérios.
De fato, o mercado da música gospel atual é bem grande. As gravadoras evangélicas têm uma estrutura enorme. Gravam com uma qualidade muito alta. São verdadeiras empresas, com diversos profissionais envolvidos. Existem gravadoras que possuem até rádio própria. As gravações são comercializadas em lojas evangélicas e, também, em supermercados e lojas seculares. É uma grande benção do Senhor termos toda essa estrutura no meio evangélico.
Entretanto, há um problema, que não está na quantidade e variedade de gravações sendo vendidas, mas nas letras dessas gravações. Possuem, muitas vezes, letras totalmente erradas em relação aos ensinamentos bíblicos. Fazem com que os cristãos creiam em palavras que levam a um distanciamento do que Deus deseja de nossas vidas.
Essas gravações com letras duvidosas são, em muitos casos, ministérios grandes que têm grande influência no meio evangélico. Possuem bons músicos e grandes produções. São muito bonitos, com músicas bem trabalhadas. Tem uma maneira “especial” de tratar o evangelho, como em nenhum outro ministério. Movimentam uma grande quantidade de dinheiro com as vendas das gravações e são muito rentáveis para as suas gravadoras.
Há diversas músicas gravadas sem variação nos temas tratados chegando, inclusive, a confundir o ouvinte em relação à faixa que está tocando. Basta perceber o tema do momento. Os artistas gospel, em sua grande maioria, gravam seguindo as tendências do mercado, podendo ser por imposição da gravadora ou por decisão própria.
Assim, é uma benção de Deus muitos evangélicos alimentarem esse mercado da música gospel. Contudo, é importante prestar atenção nas músicas que estamos ouvindo. Tem-se que notar se a música está correta em relação à Bíblia. Não seria nenhuma surpresa encontrar ministérios que desejassem lucrar ao invés de fazer a vontade do Senhor, dissipando o evangelho de forma errônea. Para não cair na armadilha do mercado gospel, preocupe-se sempre em ter uma leitura diária da Bíblia para poder criticar essas gravações e não incentivar a venda desses CDs e DVDs.
Que Deus abençoe suas vidas!
Seminarista Davi Galasso

CLIP CAPAS