segunda-feira, 29 de março de 2010

NELSON BOMILCAR



Nelson Bomilcar – A Família e a Música

Nascido em 14 de novembro de 1955, do casamento de um acreano de Feijó, Fenelon Bomilcar Filho e de uma santista de ascendência portuguesa, Laura Marialva Bomilcar. Duas heranças contrastantes, uma simples e a outra abastada, o que acabou trazendo percepções marcantes em sua vida.
Sua mãe, Laura, era crooner de orquestra e pianista talentosa. Foi cantora de rádio nos idos de 1945-1949 e vencedora de diversos concursos na Rádio São Paulo. Nelson começou seus estudos de violão com sua mãe, aprendendo música popular brasileira de Inezita Barroso e Dorival Caymmi. A influência era tanta, que suas irmãs Marina e Dora, receberam seus nomes por causa das músicas de Caymmi.
Laura Marialva BomilcarMas, a instrução musical não veio apenas de dentro de casa. Estudou piano com a renomada Gilda Magliocca e Profª Camélia, que o ajudaram a entender e a gostar da música popular brasileira. Estudou violão clássico com Flávio Vitorino no Conservatório Musical da Aclimação e também com o concertista Carlos Iafelice, além de Almir Navogim. Nelson teve o privilégio de estudar musicalização, teoria e solfejo com Osvaldo Lacerda e Lutero Rodrigues, contrabaixo acústico na Escola Municipal de Música com Sandor Molnar Jr e composição com Julio Giglione, da Faculdade Marcelo Tupinambá.
Além da música, Nelson envolveu-se com o esporte quando residia com a família em Santos, na época em que Pelé jogava no Santos Futebol Clube, onde ia constantemente. Apesar de freqüentar o Santos, seu coração esverdeou-se pelo Palmeiras. Em sua juventude, Nelson praticava várias modalidades esportivas no Tênis Clube Paulista em São Paulo. Praticou natação, futebol de salão, handebol e principalmente basquete. Dirigiu o time feminino de basquete por cerca de dois anos.
Nelson começou sua carreira de músico tocando em banda de garagem com seu primo Guto Marialva, excelente guitarrista e depois profissionalmente em bailes em clubes de São Paulo e gravando jingles. Seu maior referencial em música foi seu irmão Roberto Bomilcar, pianista, jazzista, multi-instrumentista, arranjador e maestro. Outra rica herança musical para Nelson, foi assistir os músicos que tocavam no coreto da praça principal da cidade de Limeira, interior de São Paulo, onde bandas e duplas sertanejas se apresentavam aos finais de semana.
Nelson e Amigos
Nelson começou a compor desde cedo. É compositor de centenas de músicas, diversas em parceria com seus grandes amigos (como Guilherme Kerr Neto, Sérgio Pimenta, Jorge Rehder e Daniel Maia). Em suas composições, preocupa-se com o conteúdo da letra bem como com a qualidade estética e sonora. Ao compor e tocar, não tem preferência em relação aos estilos pois toca e grava todos eles. Com sua banda atual (Confraria das Artes), tem tocado músicas brasileiras de autores cristãos e também MPB.
Nelson continua um “roqueiro enrustido”e um entusiasta apreciador e divulgador da música brasileira. Foi fortemente influenciado pelos festivais da TV Record, pelos músicos e compositores do Clube da Esquina de Minas Gerais (Lô e Márcio Borges, Nelson Ângelo, Beto Guedes, Milton Nascimento e Fernando Brant) e também pelo rock paulista da Aclimação e Pompéia (Mutantes, Terço e Guilherme Arantes)
Como produtor musical, Nelson produziu inúmeros cantores e grupos no Brasil. Além do grupo Vencedores Por Cristo, participou do Grupo Semente e IBMorumbi Produções. É membro da Associação de Músicos Cristãos do Brasil(AMC). Nelson já gravou em mais de 250 discos e CDs como músico, cantor e produtor. Desde 1972 participou de discos tocando violão, guitarra, contrabaixo, bateria, cavaquinho e cantando, desde o antológico “De vento em Popa” de Vencedores Por Cristo, “Deixa de Brincadeira”, vários da série Louvor (VPC), Sopro de Vida, Grupo Semente (Plantando a Semente, Fruto da Semente e Criação), Cânticos, IBMorumbi Produções (Missões II e III), Guilherme Kerr (Adoração Comunitária e Histórias que Jesus Contou), Sérgio Pimenta (A Música de Sérgio Pimenta e Pimenta do Reino, ao vivo). Nelson foi o produtor musical da cantata “Vento Livre”, gravou com o Grupo Elo (Nova Jerusalém), Jovens da Verdade (Tão Simples), Carlos Sider (Fruto de Vida ), produziu o LP Atletas de Cristo (Entrosando o time, músicas de Aristeu Pires), produziu junto com João Alexandre o LP Quarteto Vida Acapella, Quico Fagundes (Pulsação), Dimas e Janice (Tua Companhia), Arlindo Lima (Voz dos Profetas), Jorge Camargo (Salmos, Intimidade e O Chamado), Adhemar de Campos, Asaph Borba, Maurício Domene, para citar alguns de seus trabalhos.

Conversão

Nelson BomilcarA conversão de Nelson ao evangelho aconteceu em julho de 1972, na Biquinha, em São Vicente SP, após um baile no Círculo Militar de São Paulo. Incrivelmente, Deus usou duas músicas não-cristãs para falar fortemente ao seu coração (”Azul da cor do mar”, de Tim Maia, e “Ovelha Negra”, de Rita Lee). Estas músicas refletiam sua busca, realidade e sonhos de juventude. Nelson relata também a influência dos hinos que ouvia sua mãe tocar ao piano todas as tardes em sua casa. Sua mãe, suas irmãs Marina e Dora, e os irmãos da Igreja Batista Paulistana, em especial o músico e pastor Gerson Ortega, contribuíram para que tomasse a decisão de entregar sua vida aos cuidados de Jesus.
Antes do encontro com Jesus, Nelson era uma pessoa normal, em uma família normal, sem fazer muitas loucuras, sem vícios, dedicando-se ao esporte e à música. Gostava muito do ambiente criativo dos anos 70, já no final da ditadura militar. Era um ambiente efervescente e criativo, dentro e fora do Brasil.
A primeira igreja que freqüentou, onde sua mãe e irmãs era membros, apesar de sua mentalidade tradicional, era muito musical. Foi nesta igreja que o Grupo Mensagem foi formado. Neste período, Nelson teve muitos amigos que o ajudaram a ganhar consciência do uso da música de forma cristã, tais como: Dick Torrans (Palavra da Vida), Edward Spann (ministro de música) e os irmãos de Vencedores Por Cristo, Dimas Pezzato e Guilherme Kerr Neto.
Nelson participou de diversas equipes da Missão Vencedores Por Cristo (VPC), viajando pelo Brasil durante vários anos. Foi em VPC que Nelson conheceu sua esposa Carla, cantora de um contralto maravilhoso.

Ministério Pastoral

Com o tempo, Nelson decidiu aperfeiçoar-se no estudo da Bíblia. Cursou Teologia na Faculdade Batista de São Paulo, de 1978 a 1981 e no Regent College em Vancouver (Canadá) de 1997 a 1999. Apesar de todo o aprendizado em seus cursos formais, Nelson ressalta a importância da Missão Vencedores Por Cristo e Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), organizações em que pode trabalhar por um tempo e que muito acrescentaram à sua experiência ministerial. Nelson realizou também o curso de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, na arma de Artilharia em 1974.
Além do trabalho musical, Nelson exerce o ministério pastoral, em igrejas locais, ministério itinerante pelo Brasil e também pastoreando e acompanhando músicos. Nelson sentiu o desafio de pastorear músicos pela experiência vivida em sua casa e por saber que o artista, normalmente marginalizado, precisa de apoio, discipulado e orações.
Nelson pastoreou as igrejas: Batista Peniel (São Paulo, SP – 1980-1982), Batista do Morumbi (São Paulo, SP – 1983-1985), Batista Cidade Universitária (Campinas, SP – 1985-1987), Evangélica Projeto Raízes (São Paulo, SP – 1988-2003).

Atualmente

Nelson e Família
Nelson Bomilcar reside atualmente em São Paulo, SP – Brasil. Sua casa respira música de todos os estilos e tem o evangelho como norteador de sua vida familiar. Nelson está casado desde 1980 com Carla, pedagoga, assistente social e cantora, é pai da Karen, psicóloga, tradutora e cantora e do Nathan, excelente guitarrista e cantor e estudante de Administração.
Nelson trabalha pastoreando e acompanhando músicos e suas famílias, faz parte do Instituto Ser Adorador (www.seradorador.com.br ); que assessora ministérios de adoração e música no Brasil, unindo a arte e adoração com projetos sociais e missionários.
Nelson apresenta o “Sons do Coração“, programa transmitido para todo o Brasil, Portugal e comunidades de língua portuguesa ao redor do mundo, pela Rádio Transmundial ( www.transmundial.com.br). O “Sons do Coração” é um programa voltado para a Adoração, Música e Arte Cristã, um acervo de depoimentos de músicos, compositores e líderes de adoração que fazem a história da música cristã brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLIP CAPAS