sexta-feira, 26 de março de 2010

EXERCITO DA SALVAÇÃO

 O casal metodista Willian e Catherine Booth vendo a crescente pobreza e o aumento da prostituição e deterioração dos princípios cristãos em um dos bairros mais miseráveis do leste de Londres, após a Revolução Industrial, decide criar a chamada “missão cristã”.
O movimento procurava ajudar as pessoas em suas necessidades mais básicas, comida,roupa e higiene.
Pouco a pouco, a obra começou a ter um caráter militar em sua forma de organização e atuação.
Em 1878, passou-se a chamar Exército da Salvação. Seus lideres são pastores, sargentos, generais e tenentes-coronéis. Tem como norma o uso de uniformes. A legenda da bandeira é “sangue e fogo”, nas cores azul, vermelho e ouro. A base de sua teologia é o trinômio criado por Booth: sopa/sabão/ Salvação. Acreditam que somente a mudança interior do ser humano pode transformá-lo.
Mas esta mudança só ocorre quando a pessoa está limpa e bem alimentada. Crêem, portanto, ser necessário que o próprio homem seja transformado em seu caráter e conduta. A igreja é apolítica.
Sua sede Internacional está localizada em Londres. Há dois tipos de membros uniformizados: os soldados e os oficiais. O Exército da Salvação deu os mesmos direitos tanto aos homens como ás mulheres.
Os oficiais podem casar-se estabelecer um lar. Durante o dia, visitam pessoas pobres, enfermas, bem como prisões, hospitais, sanatórios e distribuem publicações. O Exército realiza reuniões nas ruas e praças públicas, utilizando cânticos, bandas e todos os tipos de instrumentos musicais.
Não se consideram uma religião e não possuem igrejas. Não possuem sacramentos, o credo é inspirado nos evangelhos, e a salvação que proclamam a todo o homem pecador inclui o perdão de atos passados e a reabilitação do ser humano pela ação do Espírito Santo. Jesus chamaria esta ação de o “Novo Nascimento”. Destacam-se pelo excelente trabalho na área assistencial, creches, prestação de serviços médicos ás populações carentes, orientação e auxilio á mães solteiras e idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLIP CAPAS